“A Arte da Prudência” por Baltasar Gracián

Marcadores: ,

O livro definitivo foi escrito há quase dois mil anos. Toda a sabedoria necessária à vida está contida na Bíblia. Isto, no entanto, seria um pouco injusto com os livros que foram escritos depois. Muitos ecoam a sabedoria universal contida na Bíblia e em muitos outros livros, de diversas tradições. É o caso do “A Arte da Prudência”. Escrito em meados do séc. XVII pelo padre jesuíta espanhol Baltasar Gracián, “A Arte da Prudência” pode ser visto como um manual de sabedoria mundana. Embora tenha sido inspirado na vida nas cortes espanholas, trata-se de um livro atual, atemporal e realista. Gracián escreveu um guia para sábios, um livro que fala do espírito e das relações humanas em todos os tempos.

Sob muitos aspectos, “A Arte da Prudência” lembra “O Príncipe”, de Maquiavel. O que difere as duas obras é aquilo que as move. Maquiavel é cínico e anticristão; não evita propor expedientes imorais para atingir objetivos amorais.

Em direção oposta é possível viver bem, com sabedoria, ética e prudência, ainda que reconheça os riscos que este mundo oferece.

“A virtude é elo de todas as perfeições, centro das felicidades. Torna o sujeito prudente, atento, sagaz, cordo, sábio, valoroso, recatado, íntegro, feliz, aplausível, verdadeiro e universal herói. A capacidade e a grandeza se medem pela virtude, não pela fortuna. Só ela basta a si mesma. Vivo o homem, torna-o amorável; morto, memorável.”

Baixe o Oráculo Manual y Arte da Prudencia, texto original em espanhol.

0 comentários:

Postar um comentário